terça-feira, 28 de setembro de 2010

Aluno Integrado

 
O Curso Qualificação em Tecnologia Digital que faz parte Programa aluno Integrado, do Ministério da Educação, é uma proposta da Secretaria de Educação a Distância-SEED e Secretaria de Educação Básica-SEB, desenvolvida em parceria com a Universidade Federal de Goias, por meio do Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educaionais- LabTime. Como parte do Programa Aluno Integrado, o Curso visa maior participação do aluno, a fim de dinamizar as atividades escolares e valorizar o protagonismo juvenil, promovendo a inclusão social e a profissionalização. Com o objetivo de complementar a formação básica e a qualificação profissional dos alunos, na área da tecnologia digital, o curso promove oportunidade de expansão e troca de informações e de conhecimentos entre os diversos atores participantes. Por outro lado, as escolas públicas poderão agregar estes conhecimentos e moblizar seus intergrantes a fim de intensificar o uso do laboratório de informátcia e a inclusão da escola na sociedade em rede, além de qualificar do aluno, em tecnologia digital, pontecilizar sua inserção no mercado de trabalho.



l Encontro Estadual Professores das Salas de Informática

Aconteceu em Belém nos dias 16 e 17 de setembro, o I Encontro Estadual de Coordenadores de Sala de Informática. Participaram oito professores que atuam nos laboratórios, representando Santarém, com o objetivo de promover a reflexão, discussão e avaliação das ações pedagógicas desenvolvidas pelos professores lotados na sala de informática das escolas da rede estadual de ensino.






quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Dados biográficos da Patrona da Escola TJR

TEREZINHA DE JESUS RODRIGUES, nasceu em Santarém,Estado do Pará no dia 02 de abril de 1931, filha de  Luiz Rodrigues e Raimunda Rodrigues. Fez o curso primário na Escola Estadual Frei Ambrósio e Ginásio Colégio Santa Clara de 1949 e 1957. Cursou o 2º grau Pedagógico no Seminário de Educadoras Cristãs em Recife-Pernambuco no período de 1958 a 1961.
Retornando a sua cidade natal, foi nomeada pela  Secretaria Estadual de Educação em dezembro de 1962 para exercer o cargo de Professora no Ginásio Estadual Prof. Álvaro Adolfo da Silveira, onde desempenhou sua função como professora de matemática e ciências naturais. Em 1967 foi nomeada para trabalhar na Escola Paroquial São Francisco e logo em seguida foi transferida para o grupo Escolar Nossa Senhora Aparecida, desempenhando sua função com dedicação e dignidade.
Em 1970 iniciou o curso de Licenciatura Polivalente de 1º Grau em Ciências no Campus Avançado da Ufpa-Santarém, concluindo em 1973.
No período de agosto a dezembro de 1971 fez o curso de preparação de Equipes Docentes no Centro Regional de Pesquisa Educacional João Pinheiro em Belo Horizonte, Minas Gerais, Projeto Mec/UNESCO.
Em 1973 através da Portaria de Nº 2613 foi nomeada como Supervisora na 5ª Divisão Regional de Educação- Santarém.
Trabalhou como professora de matemática nas Escolas Álvaro Adolfo da Silveira, Felisbelo Jaguar Sussuarana, Pedro Álvares Cabral e Ginásio Batista de Santarém. Paralelamente atuou no Centro de Treinamento de Recursos Humanos como assessora Adjunta.
Em 1984, viajou para São Paulo em busca de tratamento de sua saúde, que já se agravava . Não resistindo, faleceu em 09.07.1984.
Como profissional foi um exemplo de dedicação, amor, sacrifício, honestidade e dignidade.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Projeto: Solidariedade é o nosso compromisso

Está de Volta..... O Projeto Solidariedade é o nosso compromisso, a pedidos da comunidade escolar que mais uma vez quer ser solidária aos bairros carentes. Desta vez a exemplo de anos anteriores, professores e funcionários fizeram votação para escolha do bairro que será comtemplado este ano, o Bairro do Maicá. Além de roupas, calçados e brinquedos usados você pode doar qualquer outro Ítem que possa ser útil ao próximo e que não seja mais usados.
Os professores a partir deste mês de Setembro poderão visitar o bairro, fazendo o uso da interdisciplinaridade,  ou seja, irão mostrar na prática como fazer em sua disciplina. Por exemplo: O professor de Geografia levará os alunos para fazer levantamento dos aspectos geográficos do bairro e assim acontecerá com as outras disciplinas.
E aí? Vale a pena participar, comece já separar tudo aquilo que não mais é usado e que você possa doar de coração, pois Deus lhe devolverá em dobro.
OBS: Deixe sua doação com a equipe de incentivo em  sua sala de aula.