sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

 Preparo para os jogos escolares a todo vapor!

    Contagem regressiva para os jogos escolares 2013! A quadra já foi pintada, os alunos estão com as camisas prontas e ansiosos para a chegada dos jogos escolares, que acontecerão entre os dias 13 e 20 de dezembro. Esse ano, a novidade é a inclusão de jogo de mesa e futebol de areia. A abertura será na noite do dia 13 e a finalização na noite do dia 20. Prepare a sua equipe e a torcida porque vai pegar foooogo!!!


 

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Exemplo de iniciativa

     Driblando a falta de funcionário para a sala de leitura da escola, os alunos Henrique, Laiza, Víctor e Ádria do 1º ano B do turno matutino tomaram a iniciativa de organizar o espaço. Há dias, eles estão utilizando o horário depois do último tempo para colocar os livros no lugar. Já podemos vislumbrar os resultados, conforme mostra a imagem abaixo. A Escola parabeniza estes alunos e que sirvam de exemplo para todos que queiram se aliar na construção de um espaço mais agradável em nossa escola.    



quarta-feira, 11 de dezembro de 2013



Um dia diferente

     O projeto Conquistando a liberdade é um meio de trabalhar a ressocialização do preso. Ele é desenvolvido em Santarém pela SUSIPE e a primeira escola contemplada foi a Escola Terezinha de Jesus Rodrigues no dia 28 de novembro.  Nesse projeto, os detentos realizaram serviços como pintura do muros, limpeza das carteiras escolares e capina.
     A parte mais interessante, porém, foi o chamado “papo de rocha”, no qual dois detentos falaram sobre sua experiência no presídio.  Percebe-se que os fatores que mais influenciaram a prisão destas pessoas foram desobediência aos pais desde a adolescência, desejo por “adrenalina” e  associação a “amigos” de conduta duvidosa, tidos como verdadeiros ídolos.
     Os alunos puderam fazer perguntas e perceber que realmente o crime não compensa! Esperamos que os testemunhos dados pelos detentos tenham servido para alertar nossos alunos que, muitas vezes,  sentem-se  atraídos pelo sonho de uma liberdade que muitas vezes não é acompanhada pela responsabilidade.
 













O poder de transformação

      O contato com alguns desses presos fez-nos refletir sobre o poder da transformação. Você já se perguntou alguma vez: O que posso mudar em minha vida? Será a minha maneira de pensar, de tratar as pessoas, de falar? Eis uma ótima época para examinarmos quem temos sido, o que temos feito, se temos dado prioridade às coisas certas.
     Falando em prioridade, a primeira coisa que devemos buscar é a ajuda do Único Ser capaz de nos tranformar: DEUS! Você tem buscado a Fonte de vida e da verdadeira felicidade? Se está procurando nas coisas e nas pessoas, nunca encontrará, sempre vai restar um imenso vazio no coração. Aproveite a chegada no Natal e convide Jesus para ser o seu melhor Amigo e Salvador. Ele nasceu neste mundo com o objetivo de dar uma nova chance ao ser humano caído e você pode encontrar nele a força de que necessita para mudar.
     A segunda prioridade é a família. Você tem cuidado de si mesmo? Como você tem tratado as pessoas que mais te amam e se preocupam com você? Às vezes, entendemos que os limites que os pais nos impoem são só pra nos aprisionar, mas será que é isso mesmo? Com certeza se há pessoas no mundo que querem o nosso bem essas são nossos pais. Escute-os, respeite-os, cuide deles como tesouros preciosos. Zele pelos seus amigos também. Saiba escolher com sabedoria pois, segundo a Palavra de Deus “as más conversações corrompem os bons costumes” I Cor. 15:33.
     A terceira prioridade para nossos alunos são os estudos. Analise a forma como você encarou os estudos nesse ano. Você fez o melhor? Foi um aluno comprometido? Se não, já é hora de acordar! Os estudos abrem a mente e também um leque de oportunidades no futuro para quem quer ter um emprego melhor.
      Enfim, mudar é necessário! Natal significa nascimento. É hora de nascer de novo, com novas expectativas, sonhos mais elevados, colocando sempre sua vida nas mãos de Deus. Tenham um feliz Natal e um 2014 repleto de alegria, paz, amor, prosperidade e muitas transformações!
    
       


terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Aulas de taekwondo

     Para quem gosta de novidade, em 2014 os alunos terão aulas de taekwondo. É isso mesmo! Essa arte marcial é originária da Coreia e chegou até nossa escola. Serão contemplados, prioritariamente, os alunos do Mais Educação, porém, algumas vagas serão abertas para alunos do Ensino Médio.
    O Mais Educação desenvolve outras atividades como canto coral, múltiplas vivências de esporte, percussão e acompanhamento pedagógico. Se você não fazia parte desse projeto, pode buscar maiores informações com o professor Sidney. Confira abaixo a chegada do material  e do professor Jonas Batista, que ministrará as aulas de taekwondo. 


quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

     XX Feira do Conhecimento da Escola Terezinha de Jesus Rodrigues

     Aconteceu no dia 21 de novembro de 2013 a XX Feira do Conhecimento da Escola TJR, com o tema "Novas tecnologias para a promoção socioambiental". O evento foi marcado pelas apresentações dos alunos de subtemas como reaproveitamento de resíduos sólidos, energias renováveis, aspectos positivos e negativos do asfaltamento da BR 163, reciclagem de "lixo tecnológico" e outros. 
      A Feira do Conhecimento é um momento único na vida do aluno, pois é quando ele tem a oportunidade de expor ao público seus talentos. São esses eventos que marcam a vida estudantil. Daqui há alguns anos, quando os alunos estiverem comentando sobre os bons momentos que tiveram na escola, com certeza, lembrar-se-ão desse tipo de acontecimento. 

Destaques da Feira

  O aluno Natale Cassuli (ao centro) do 3º ano do Ensino Médio foi um dos destaques. Ele fez uma adaptação de uma bicicleta ergométrica para gerar energia e fazer acender uma lâmpada acoplada à bicicleta. Muito interessante! Além disso, ele fez uma maquete que ficou exposta na 8ª série, que mostrava como aproveitar a energia gerada pela queda d'água.
     



    Os alunos do 2º A do turno matutino também deram um show de criatividade, expondo como aproveitar "lixos tecnológicos". Eis algumas das engenhocas:
                                                     


    Veja também algumas das maquetes que se destacaram:

 

 Alguns dos colaboradores da Feira. Sem eles, seria impossível a realização desse evento. Parabéns a todos os professores, gestores e coordenação pedagógica! Agradecemos também a todos os responsáveis pelos alunos e pelos que vieram prestigiar nossa Feira do conhecimento.




     E aqui nos despedimos, mostrando algumas fotos das equipes da Feira do Conhecimento. Ano que vem tem mais!!!!