segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Escritor reclama de erro do Enem

O escritor Laurentino Gomes, autor dos livros “1808” e “1822”, criticou nesta segunda-feira (8) a falta de uma revisão mais rigorosa no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Um trecho do livro do autor foi citado com erros de informação na prova de ciências humanas, aplicada no sábado (6).
A questão cita a data de 1810 como ano da abertura dos portos no Brasil. Segundo Gomes, o ano correto é 1808. “Quando fiquei sabendo, fiquei assustadíssimo. Corri para ver se o erro era do livro, mas não era”, afirmou.
Gomes usou o Twitter para se defender. Na rede social, postou: “A prova do Enem, que usa meu livro 1808 como fonte, cita 1810 como data da abertura dos portos. O correto é 1808. Erro do MEC, não meu!”
Em entrevista ao G1, nesta segunda-feira, Gomes afirmou que considera o Enem um avanço para a educação brasileira, pela necessidade de avaliação dos estudantes, mas disse que deveria haver mais cuidado na elaboração. “Quem prepara as provas têm que ser mais cuidadoso”.
Para o autor, quem elaborou a questão confundiu a abertura dos portos no país, em 1808, com o tratado comercial com a Inglaterra, firmado em 1810, que funcionou como uma espécie de ampliação da abertura dos portos.
A professora de história do cursinho Objetivo, Selma dos Santos Rofino, também viu o erro de data. “É 1808, não 1810, mas não compromete a questão”, afirmou.
Procurado, o Ministério da Educação ainda não respondeu se a questão pode ser anulada.
Fonte: G1





Um comentário:

ELIAS EM ARIES disse...

É possível que sua defesa atrapalhe a democracia na educação do País. Procurasse o MEC e na qualidade de autor e detentor de algum direito reclamasse diretamente e pedisse ao MEC que froferisse comunicado público. O que lhe daria mais credibilidade. Você tem na verdade má intenção com o ENEM.